fbpx

Perigos pelo mundo

Nos últimos anos, vemos um foco internacional crescente no combate ao contrabando de migrantes e ao tráfico de pessoas. Anualmente, milhares de homens, mulheres e crianças caem nas mãos de traficantes em seus próprios países e no exterior.

Quase todos os países do mundo são afetados pelo tráfico, seja como país de origem, trânsito ou destino para vítimas. Ninguém está livre disso, e todos devemos ter cuidados com oportunidades boas demais para serem verdades.

Decidi criar essa página como alerta para vocês. Muitos brasileiros estão tentando empregos no Canadá do Brasil, e esse desespero de conseguir algo imediatamente faz com que a gente não perceba alguns problemas cruciais.

Gostaria de deixar um alerta para vocês através do canal abaixo do Sobrevivendo na Turquia. Os vídeos da Dani são válidos para todos no Brasil e no mundo. Sair do Brasil não significa que estamos seguros. Devemos ter outros tipos de cuidado ao viajar, e os vídeos desse canal são importantíssimos para abrir os nossos olhos.

O tráfico humano envolve o recrutamento, transporte e/ou exercício de controle, direção ou influência sobre os movimentos de uma pessoa, a fim de explorar essa pessoa, tipicamente através de exploração sexual ou trabalho forçado. É frequentemente descrita como uma forma moderna de escravidão.

As vítimas sofrem abusos físicos ou emocionais e muitas vezes vivem e trabalham em condições horríveis. Eles também podem enfrentar consequências fatais se tentarem escapar. Este crime representa um ataque consistente e generalizado aos direitos humanos fundamentais de suas vítimas.

Redes criminosas organizadas, assim como indivíduos, perpetram esse crime, operando dentro das fronteiras do Canadá e internacionalmente. Os traficantes colhem grandes lucros enquanto roubam as vítimas de sua liberdade, dignidade e potencial humano a um grande custo para o indivíduo e a sociedade em geral. Os traficantes controlam suas vítimas de várias maneiras, como tirar seus documentos de identidade e passaportes, abuso sexual, ameaças, intimidação, violência física e isolamento.

O tráfico de pessoas é frequentemente caracterizado como uma “atividade de baixo risco/alta recompensa”, devido ao fato de que o crime é clandestino, portanto difícil de detectar e investigar, o que contribui para as taxas de acusação relativamente baixas em todo o mundo. As vítimas podem ser exploradas uma ou mais vezes para o benefício financeiro ou material dos traficantes que fazem este crime lucrativo. A Organização das Nações Unidas (ONU) estimou que essa atividade ilegal gera cerca de US$ 32 bilhões (US$ 32 bilhões) anualmente para seus agressores.

Texto do Department of Justice do Canadá

Alguém pode ser vítima de tráfico humano se:

  • não estão autorizados a falar por si mesmos e suas atividades são controladas por outra pessoa;
  • são menores de 18 anos e envolvidos em prostituição ou trabalho sexual;
  • não são pagos ou pagos muito pouco para trabalhar e parecem ser tratados mal (longas ou incomuns horas, pausas não permitidas ou forçados a viver em condições precárias);
  • estão pagando uma grande dívida através do trabalho ou sexo;
  • parecem temerosos, ansiosos, deprimidos, submissos, tensos, nervosos ou paranoicos (podem evitar contato visual ou parecer temerosos em torno da polícia);
  • mostram sinais de abuso, como hematomas, queimaduras de cigarro ou fraturas;
  • têm símbolos de tatuagem ou marca, particularmente nomes;
  • não têm seus próprios pertences ou dinheiro, e não controlar seu próprio passaporte ou outros documentos;
  • parecem desnutridos ou faltam cuidados médicos;
  • mover-se com frequência e pode não saber o seu entorno bem;
  • foram dadas como desaparecidas.

Alguém pode estar sendo preparado para o tráfico sexual se eles:

  • estão se afastando da família e amigos;
  • estão sendo cuidadosos sobre suas as suas atividades;
  • tem um novo namorado, namorada ou amigo que eles não vão apresentar para a amigos e família;
  • de repente passam tempo com uma pessoa(s) mais velha;
  • começam a ficar fora de casa com mais frequência e mais tarde;

    estão ausentes da escola ou há um declínio no desempenho escolar;

    começam a usar roupas mais sexualizadas;

    têm novas roupas e joias que eles não podem dar ao luxo de comprar.

Fonte: Página de Ontario

Dúvidas?

Escreva aqui nos comentários.

Todos os comentários devem seguir estas regras. Caso contrário, o comentário poderá ser removido e você poderá ser banido da comunidade.

  1. Não divulgue produtos ou serviços sem a autorização dos administradores – você poderá ser banido da plataforma e a mensagem será excluída.
  2. Não poste mensagens com conteúdo de brincadeira, piadas, racismo, pornografia, ou ativismo político;
  3. Antes de postar, releia e analise se o conteúdo não ofende algum dos membros do grupo.
  4. Leve em conta a lei que regula os direitos autorais.

Participe da discussão

  1. Milene avatar
  2. Babi avatar
  3. Bruna avatar
  4. Marcela avatar

6 comentários

  1. Realmente esse é um tema muito importante, principalmente para as mulheres. Infelizmente, somos a maioria que podem estar nessa situação. Quando visitei o Marrocos fiquei com muito medo e super atenta. Na Turquia também, mas um pouco menos. Fiquei sabendo que no Marrocos eles realmente trocam mulheres por dromedários! rs

  2. Muito importante este tema!! Muitas vezes ficamos focados em ver o que podemos viver, lugares para ir, conquistas e tudo mais, porém sempre vale a ressalva de pensar que infelizmente todo lugar existe gente/coisa ruim. Ainda mais como quem é recém chegado no país, temos que ficar ainda mais atentos para não cairmos em nenhuma situação que nos coloque em perigo.

    1. comentários simples em grupos como “estou desesperada para sair do Brasil” podem fazer de você um alvo. Precisamos ser cuidadosos!

  3. Um tema muito importante de ser abordado, tem muitas notícias de 2017 2019 sobre tráfego humano para o Canadá seja para trabalho escravo, prostituição ou venda de órgãos.

    Tenham MUITO cuidado pessoal, as vezes queremos baratear … Mas quanto custa a vida não é? 🤷

Conteúdo exclusivo para membros da nossa plataforma gratuita.

Se você já é membro ou ainda precisa se registrar na plataforma, clique aqui.

Vim Pro Canadá

FREE
VIEW