fbpx

Província da Nova Scotia

Ninaskomitin | Welcome | Bienvenue | Bem-vindo(a)

São 979,115 pessoas na província da Nova Scotia. O idioma oficial é o Inglês e Halifax é a capital e a maior cidade da província.

Fonte: Wikipedia Q4 2020

Se a sua profissão é regulamentada e você estudou fora do Canadá, você precisará normalizar o seu diploma conforme as determinações da autoridade reguladora de cada província.

Você se enquadra nesse perfil? Veja abaixo alguns dos órgãos regulamentares.

Fonte: Weather & Climate

O Programa de Seguro de Saúde da Nova Scotia é projetado para fornecer aos residentes elegíveis cobertura para serviços hospitalares, médicos, odontológicos e optométricos clinicamente necessários, com algumas restrições.

O custo da prestação desses serviços para a população da Nova Scotia é garantido pelas receitas gerais da província. Você não paga prêmios.

Para se qualificar para os benefícios do Seguro de Serviço Médico da Nova Scotia, você deve:

  • Ser um cidadão canadense ou residente permanente;
  • Ser um residente que faz sua residência permanente na Nova Scotia;
  • Estar presente na província 183 dias a cada ano civil; e
  • Registrado no MSI.

Os seguintes indivíduos não são elegíveis para cobertura:

  • Membros das Forças Armadas do Canadá (no entanto, membros da família são elegíveis);
  • Turistas e visitantes da província;
  • Estudantes de outra província; e
  • Presidiários de penitenciárias federais.

Pessoas que se mudam para a Nova Scotia de fora do país, que possuem uma Permissão de Trabalho válida por um período mínimo de 12 meses, são elegíveis para solicitar o MSI quando chegarem à Nova Scotia, desde que tenham assinado uma declaração. O trabalhador não pode estar ausente da província por mais de 31 dias, exceto no curso do emprego. A cobertura começará na data de chegada na Nova Scotia ou na data em que a Permissão de Trabalho foi emitida, a que for posterior. Para cobertura contínua, uma cópia da Permissão de Trabalho renovada deve ser enviada e um novo formulário de declaração deve ser assinado a cada ano. Os dependentes com direito legal de permanecer no Canadá receberão cobertura na mesma base que o trabalhador.

As pessoas que chegam a Nova Scotia de fora do país e que possuem uma Permissão de Estudo válida por um período mínimo de 12 meses podem solicitar cobertura no primeiro dia do décimo terceiro mês após a data de chegada na província como estudante (desde que não tenham ficado fora da província por mais de 31 dias consecutivos, exceto no curso de seus estudos); um aluno que chegar à Nova Scotia em julho não poderá se inscrever até agosto do ano seguinte. Para cobertura contínua, uma cópia de cada Permissão de Estudo deve ser enviada ao MSI e uma declaração deve ser assinada a cada ano. As pessoas com uma Permissão de Estudo são elegíveis para serviços segurados apenas na Nova Scotia. Os serviços prestados fora da província seriam de responsabilidade do indivíduo.

Os filhos dependentes com menos de 19 anos de idade recebem cobertura na mesma base que seus pais quando o requerente obtém o direito.

Fonte: Site da Província

No Canadá, o processo de tirar a habilitação é provincial.

#1 Se você nunca teve habilitação brasileira, você pode tirar um documento de direção no Canadá e o seu processo será como o de uma pessoa que nunca teve a carteira.

#2 Se você já tem a CNH brasileira e está indo para o Canadá a turismo, você pode usar o seu documento pelo período da sua estadia.

#3 Se você tem a habilitação de outros países, veja que a província de destino tem parceria com esse país para facilitar o seu processo.

Sobre o processo provincial:

Em Nova Scotia é possível dirigir por até 3 meses com a habilitação de outro país, após esse período, o processo é parecido tanto para quem vai tirar a primeira via da carteira, ou para quem já tem mais que dois anos de experiência.

É necessário fazer uma prova teórica, praticar por um prazo de 6 meses, e então fazer a prova prática. Após a aprovação, você recebe a carteira de motorista intermediária, Class 5N. Se não receber nenhuma multa, ou se envolver em algum acidente no período de 2 anos, receberá a habilitação definitiva.

Para mais informações de outras licenças de motorista, clique aqui
Fonte: GOV.NS

Dúvidas?

Escreva aqui nos comentários.

Todos os comentários devem seguir estas regras. Caso contrário, o comentário poderá ser removido e você poderá ser banido da comunidade.

  1. Não divulgue produtos ou serviços sem a autorização dos administradores – você poderá ser banido da plataforma e a mensagem será excluída.
  2. Não poste mensagens com conteúdo de brincadeira, piadas, racismo, pornografia, ou ativismo político;
  3. Antes de postar, releia e analise se o conteúdo não ofende algum dos membros do grupo.
  4. Leve em conta a lei que regula os direitos autorais.

Participe da discussão

  1. Milene avatar
  2. NoemiNina avatar
  3. Babi avatar
  4. Marcela avatar
  5. Norton_Schulz avatar
  6. Rosberg avatar

25 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Uma amiga do trabalho mora em basement, e parece bem grande pelo que ela me fala. Nunca visitei nenhum basement aqui na NS, mas visitei alguns em Toronto – alguns pareciam uma caverna, outros nem pareciam que era no basement, eram super iluminados e lindos.

  1. Olá,

    Sabe dizer se as pessoas costumam compartilhar apartamentos (vagas ou quartos) em Halifax, assim como nas cidades grandes?

    1. Eu não conheço ninguém que compartilhe ap aqui… 🙁

      As pessoas que eu conheço que vieram/estão sozinhas acabaram alugando um bachelor mesmo

  2. Oi tudo bem?
    Eu não consegui entender com clareza ainda a questão da permissão de trabalho para conjuge.
    Se eu me matricular no NSCC, para cursar Business Administration por um periodo de 2 anos sei que vou ter o PGWP, pois ela esta na lista das DLI’s.
    No entanto minha conjuge vai ganhar a permissão de trabalho em tempo integral durante o periodo do meu curso?
    Se puder ajudar agradeço.

    1. Olá Norton, é isso mesmo.

      As pessoas escolhem fazer curso em college público aqui (uma DLI), pois esses colleges dão direito ao PGWP – lembrando que o curso tem que ser de mais de 8 meses para ele ser elegível.

      Se você tiver o study permit e estiver estudando em uma designated learning institutions (DLI), a sua esposa pode se elegível para o open work permit – ou seja, o visto de trabalho não é fechado com uma empresa específica e ela pode trabalhar na empresa que ela quiser.

      A elegibilidade segundo o site da imigração é:

      Your spouse or common-law partner may be eligible for an open work permit if you:
      have a valid study permit and
      are a full-time student at one of these types of schools:
      a public post-secondary school, such as a college or university, or CEGEP in Quebec
      a private college-level school in Quebec
      a Canadian private school that can legally award degrees under provincial law (for example, Bachelors, Masters or Doctorate degree)
      https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada/work/help-your-spouse-common-law-partner-work-canada.html

      Espero ter ajudado 🙂

    1. Olá Rosberg, aqui no meu prédio, que é quase no centro de Halifax, está entre $1,640 -to $1,740 atualmente.
      Eu tenho pesquisado para mim outros aps aqui no centro, e o preço está variando em ~CAD$200. Mas, se você for para regiões mais afastadas do centro, você vai encontrar preços beeem mais baixos que esse. 😉

  3. Olá Milene!
    Com certeza Halifax é um das minhas opções, já pesquiso sobre essa província à algum tempo. Uma duvida que eu tenho e pouco se fala sobre o mercado de trabalho para mecânico em geral, Você conhece alguém dessa àrea? Brasileiro que atua como mecânico ou está se preparando para atuar?

    1. Olá Fabrício, obrigada pela mensagem.
      Infelizmente, não conheço brasileiro da área de mecânica aqui. Dá uma olhada nesse post aqui da série que eu fiz do “The Job Offer Journey” que pode te ajudar a encontrar mais informações sobre a sua área.
      A regulamentação da profissão varia por província, então você precisa focar a sua pesquisa na província que você escolher também. Dá uma olhada nesse site aqui para ver a sua profissão por província.

  4. Quanto a carteira de motorista da NS, depende de quanto tempo você já é habilitado no Brasil, não me recordo exatamente quanto tempo de CNH é necessário, mas você consegue, após fazer a prova teórica e prática, pular direto pra definitiva

    1. Sim, é possível, porém o site do governo não especifica quantos anos você precisa ter de experiência para conseguir tirar a habilitação definitiva sem ter que começar do zero. Mas é possível, sim.

  5. Oii,uma pergunta sobre a University Saint Anne,o primeiro idioma é o Francês?
    Ou posso aplicar apenas com o inglês?
    Achei um curso que seria ideal para mim,mas surgiu esta dúvida.
    Desde já obrigado pela atenção

    1. Olá Bianca! Só francês mesmo.
      A Université Sainte-Anne e a Université de Moncton são as únicas universidades de língua francesa nas províncias do Atlântico.
      Boa sorte no seu processo! 🙂

  6. Olá! Gostaria de saber quais as reais possibilidades de arrumar trabalho após um College de 2 anos na NSCC na área de Electrician Construction Technician. Vi em alguns sites que arrumar emprego sem experiência é muito difícil, e arrumar apprenticianship também é complicado. Se vocês puderem me ajudar ou souberem quem pode tirar essa dúvida, fico agradecida.

    1. Na verdade essa dificuldade está em todas as áreas, até mesmo na de T.I (uma das mais aclamadas) a nossa dica é, invista em networking, procure ter contato com seus professores (muitos deles conseguem até indicações para as empresas) , outros alunos e até mesmo pessoas que sejam da área ou que trabalhe em empresas que contratem funcionários para essa área.

      Pesquise vagas também no Job Bank.

      Grande abraço 🇨🇦

  7. Como é a profissão de bancário aí em Halifax? É fácil achar trabalho nessa área? Quais os requisitos mínimos para ser trabalhar em bancos?

    1. Olá Ana Carolina, eu não trabalhei como bancária aqui em Halifax (minha experiência foi em Toronto) então não sei falar especificamente sobre o mercado por aqui.
      Lá em Toronto, eu via muitas oportunidades. Sabe as provas da Anbima? Aqui eles também tem essas provas. Há vagas que exigem essas provas e outras não.
      Exemplos de Provas: Canadian Securities Course (CSC), Investment Funds Course (IFC), Personal Financial Services Advice, Personal Lending and Mortgages, Certificate in Personal Banking Examination, Canada Pension Plan (CPP)

  8. Olá Milene!
    Uma das milhas escolhas é Halifax! Então eu comecei a pesquisar mais sobre a capital e vi que alguns lugares dizem que Halifax tem muitos ratos, é verdade? Oo
    E também li sobre bed bugs, que muitos apartamentos são tomados por essa praga! Confesso que fiquei assustada!
    E sobre as pessoas de Halifax, também ouvi dizer que são muito fechadas comparando com outras localidades do Canadá! Qual sua visão sobre os moradores locais?
    Obrigada pelos detalhes das Universidades e Colleges, certamente ajudará muita gente! Eu levei muito tempo fazendo pesquisas e não encontrei tantas opções como têm aqui! 👋🏻👋🏻

    1. Oii! Vou passar a minha opinião, okay?
      Roedores são pragas na América do Norte. Meus pais e eu já vimos ratoeiras em vários lugares de Toronto. Aqui em Halifax, por ser uma cidade portuária, acaba tendo bastante, sim.
      A gente deu muita sorte com os nossos apartamentos e não tivemos problema de bed bug por aqui ou em Toronto. Até então, os brasileiros que eu conheço aqui também não reclamam disso. Mas eles também estão no Canadá inteiro e são mesmo uma praga. Todo cuidado é pouco.
      Não acho os canadenses que eu convivo aqui fechados. Pelo contrário, sempre me perguntam como eu estou durante a pandemia, se eu preciso de algo e como está a minha família no Brasil.
      Espero ter ajudado! 🙂

      1. Mille boa noite, gostaria de saber como esta a empregabilidade aí em halifax na área de TI? Li que todas as áreas estão com dificuldades e até entendo por conta da pandemia, mas antes dessa pandemia, existia vagas? Vi acharia melhor pra quem é dessa área ir pra outra província?

        1. Olá Ana, tudo bem?

          Como eu não sou da área de TI, eu não sei bem como a área está por aqui. O que eu já ouvi de pessoas de outras províncias da área é que há vagas diferentes de TI em cada local.
          Por exemplo, Ontario pode precisar de mais programadores enquanto PEI precisa de um administrador e banco de dados. Para saber sobre isso, só pesquisando mesmo por vagas.

          Coloca o seu LinkedIn em inglês e muda a região e começa a procurar vagas.
          Na minha área, eu recebi duas boas propostas pelo LinkedIn durante a pandemia.

          Espero ter ajudado! 😘

Menu
Se você precisa se registrar na plataforma (gratuita), clique aqui.
Já é membro, clique aqui.

Vim Pro Canadá

FREE
VIEW