fbpx

Invenções feitas por canadendes

Insulina

A insulina foi descoberta em 1921 pelo médico Frederick Banting de Toronto e posteriormente desenvolvida na Universidade de Toronto por Banting, Charles Best, John Macleod e Bertram Collip.

 

Basketball

O basquete foi inventado pelo canadense James Naismith. No entanto, apesar de ter nascido em Ontário e ter estudado na Universidade McGill, ele não o inventou no Canadá. Em vez disso, ele inventou o esporte enquanto trabalhava como instrutor de educação física em um YMCA em Massachusetts em 1891.

Fonte: cbc.ca

Library and Archives Canada / PA-074670

Canoa Birchbark

Há muito tempo, antes que as estradas cruzassem o país, a maneira mais eficiente de viajar no Canadá era por água. As Primeiras Nações Orientais desenvolveram canoas leves de casca de bétula para que pudessem navegar por rios e lagos com facilidade.

IMAX

IMAX foi inventado por um trio de cineastas canadenses – Graeme Ferguson, Roman Kroitor e Robert Kerr – em 1967. Depois de serem solicitados de forma independente a produzir filmes de cinema para a Expo 67 (In the Labyrinth and Polar Life), os cineastas perceberam que precisavam de um equipamento diferenciado.

Quando foram solicitados pelo Japão a produzir um filme para a Expo ’70, os homens criaram a Multiscreen Corporation com algum apoio financeiro da Fuji para produzi-lo. Ferguson, Kroitor e Kerr recrutaram o engenheiro William Shaw para ajudá-los a inventar as câmeras necessárias para filmar no máximo de imagens (image maximum) – IMAX, para abreviar. Tiger Child, exibido na Expo ’70, foi o primeiro filme IMAX de todos os tempos.

Manteiga de amendoim

Embora a cultura popular faça alguns acreditarem o contrário, a manteiga de amendoim não foi inventada pelo botânico americano George Washington Carver. Em vez disso, foi criado em 1884 pelo farmacêutico canadense Marcellus Gilmore Edson, que comparou a consistência de seu produto à de manteiga, banha ou unguento.

Pager

O pager foi inventado por Alfred J. Gross, um pioneiro das comunicações sem fio de Toronto, em 1949. Gross também costuma ser creditado como o inventor do walkie-talkie, uma distinção que ele às vezes compartilha com o canadense Donald Hings, que também recebe os créditos por ter criado o rádio bidirecional em 1939.

Linguagem de programação Java

A linguagem de programação Java foi desenvolvida pela primeira vez na Califórnia no início de 1990 por James Gosling, um cientista da computação nascido em Alberta. Gosling é considerado o pai do Java, mas trabalhou na linguagem com seus colegas da Sun Microsystems, o Mike Sheridan e Patrick Naughton. O Java 1.0 foi lançado pela empresa em 1995. De acordo com a Oracle, que comprou a Sun Microsystems, o Java foi feito para ser usado com “um controlador de entretenimento doméstico portátil e interativo originalmente voltado para a indústria de televisão digital a cabo”. Isso era muito avançado na época, mas a tecnologia foi incorporada ao Netscape Navigator, na época um navegador dominante.

Rolo de pintura

Pense em quanto tempo levaria para pintar um prédio inteiro com apenas um pincel. Até 1940, era assim que se fazia. Então, Norman Breakey, de Toronto, Ontário, criou um rolo simples que tornou a pintura mais rápida do que nunca. Ele deslizou um cilindro de material absorvente em uma alça, mergulhou o cilindro na tinta e alisou a cor nas paredes em tempo recorde.

A cadeira de rodas elétrica

A primeira cadeira de rodas elétrica foi desenvolvida por um dos inventores mais talentosos do Canadá, George Klein, em 1953. O inventor nascido em Ontário trabalhou no National Research Council de 1929 a 1969, onde desenvolveu a cadeira de rodas elétrica, esquis para aviões e o M29 Weasel army snowmobile / ATV, a pistola de grampo microcirúrgica, o reator nuclear ZEEP, uma linguagem científica para neve e outros feitos da engenharia mecânica. Ele foi retirado da aposentadoria para ser consultor do Canadarm, descrito pela Agência Espacial Canadense como “a mais famosa conquista robótica e tecnológica do Canadá”.

Marca-passo

O engenheiro elétrico John Hopps de Winnipeg, Manitoba, começou a fazer experiências com radiofrequência como um aquecedor do corpo, e foi quando ele descobriu que um coração parado poderia ser reiniciado mecanicamente ou eletricamente. Ele desenvolveu o primeiro marca-passo do mundo em 1950. (Um marca-passo usa pulsos elétricos para fazer o coração bater.)

Veja outras invenções em cbc.ca, ThoughtCo & canadashistory.ca

Quais são as outras invesções que você conhece?

Escreva aqui nos comentários.

Todos os comentários devem seguir estas regras. Caso contrário, o comentário poderá ser removido e você poderá ser banido da comunidade.

  1. Não divulgue produtos ou serviços sem a autorização dos administradores – você poderá ser banido da plataforma e a mensagem será excluída.
  2. Não poste mensagens com conteúdo de brincadeira, piadas, racismo, pornografia, ou ativismo político;
  3. Antes de postar, releia e analise se o conteúdo não ofende algum dos membros do grupo.
  4. Leve em conta a lei que regula os direitos autorais.

Deixe um comentário

Vim Pro Canadá

FREE
VIEW