fbpx

Imigrar com 40+ anos

Será que é possível imigrar para o Canadá depois dos 40 anos?

Atualmente, vejo muitas pessoas com a vida estruturada no Brasil querendo vir para o Canadá, porém muitas pensam que esse sonho não é posspivel devido a idade. Acredito que este tema esteja em alta devido ao Express Entry (EE), o programa federal de imigração por pontos.

O Express Entry dá mais pontos para quem tem entre 20 e 29 anos. Porém, ter mais de 30 ou 40 anos não te torna inelegível para imigrar para o país. Inclusive, eu já conheci algumas pessoas que conseguiram imigrar pelo Express Entry com 40 anos.

O Canadá tem mais de 70 programas de imigração e você precisa pesquisar a sua elegibilidade para traçar o seu plano.

Você está vindo para o Canadá com mais de 40 anos? Deixa aqui nos comentários.

Assim que eu imigrei, comecei a pesquisar como os meus pais poderiam vir para cá me visitar. Infelizmente, eles dificilmente conseguiriam o visto de turismo pois os dois não tinham carteira assinada no Brasil e também tinham poucos vínculos com o Brasil. Tínhamos quase certeza de que, se aplicássemos para o visto de turismo deles, o visto seria negado pois o oficial poderia interpretar que eles ficariam no país ilegalmente.

Foi muito inesperado quando a dona da empresa que eu trabalhava me falou para eu colocar o nome do meu pai na lista do LMIA (documento que um empregador no Canadá pode precisar obter antes de contratar um trabalhador estrangeiro). A minha mãe tinha 48 anos e o meu pai tinha 54 anos quando eles foram adicionados à lista do LMIA para vir para o Canadá através do patrocínio da empresa. Com 50 e 56 anos, respectivamente, eles conseguiram a residência permanente no país pelo OINP: Job Offer worker stream.

No Brasil, a minha mãe nunca tinha trabalhado e o meu pai ouviu diversas vezes que estava velho demais para o cargo aplicado. Não foi fácil chegar até aqui, mas a jornada não é tão impossível quanto parece. Hoje, as pessoas mais jovens no trabalho do meu pai ficam impressionadas com a disposição e capacidade dele. Uma vez, enquanto esperava o metrô para ir para o trabalho em Toronto, uma pessoa o parou dando o business card dele caso o meu pai precisasse de emprego – a idade nunca foi um problema aqui mesmo ele trabalhando na construção, profissão que exige muito do corpo.

Aqui, eles estão mais seguros – quase tivemos a nossa casa invadida no Brasil e costumávamos ouvir tiroteios constantemente.

Mas Milene, você já morava no Canadá, como eu faço para imigrar para o Canadá sem conhecer ninguém aí como os seus pais tinham você? Eu sempre falo para vocês investirem em networking, pois faz toda a diferença aqui. Outra ajuda que eu dei para os meus pais foi a pesquisa de programasa de imigração e traçar um plano, o que eu te ajudo aqui na plataforma também.

O Canadá tem mais de 70 programas de imigração. A primeira etapa é saber em quais programas você já se enquadra, ou em quais programas você poderia se enquadrar depois de aprender inglês, aprender francês, estudar no Canadá, ter experiência de trabalho canadense, entre outros.

Express Entry – programa federal de imigração

O Express Entry é um sistema online usado para gerenciar candidaturas para residência permanente de trabalhadores qualificados estrangeiros. Ele é subdividido em três categorias.

  • Federal Skilled Worker – programa para trabalhadores internacionais qualificados
  • Federal Skilled Trades Program – programa para quem têm experiência na área de trades
  • Canadian Experience Class – programa para quem tem experiência de trabalho canadense

O maior problema para quem tem mais de 40 anos é que o programa começa a dar menos pontos para quem tem 30 anos ou mais. Quem tem 40 anos precisa compensar os pontos perdidos de outras formas, principalmente quem está aplicando pelo Federal Skilled Worker.

Programas Pilotos

O Canadá também possui programas pilotos, programas que foram lançados temporariamente para suprir alguma necessidade regional ou de profissional. Alguns desses programas se tornaram permanentes devido ao seu sucesso.

Então, no lugar de darmos ênfase para os programas que têm restrição de idade, por que não analisarmos os que não tem essa restrição?

Alguns dos programas são:

  1. Rural and Northern Immigration Pilot (RNIP): o RNIP foi um programa lançado em junho de 2019 com o objetivo de fortalecer comunidades menores, especialmente aquelas em áreas rurais. Os empregadores nas comunidades participantes terão a oportunidade de anunciar oportunidades de emprego. Estrangeiros qualificados que desejam viver e trabalhar no Canadá poderão se inscrever para essas vagas e, se você for bem-sucedido, a comunidade poderá recomendá-lo ao governo federal para residência permanente.
  1. Atlantic Immigration Pilot Program (AIPP): o programa do Atlântico é direcionado a trabalhadores qualificados que buscam residência permanente em uma das quatro províncias atlânticas do Canadá, ou seja, Nova Scotia, Prince Edward Island, New Brunswick e em Newfoundland and Labrador. O programa também está aberto para graduados estrangeiros que concluíram seus estudos em uma dessas quatro províncias. O AIPP é um programa permanente atualmente.
  1. Agri-Food Immigration Pilot: o programa piloto de imigração agroalimentar é específico do setor com o objetivo de atrair trabalhadores agrícolas e pecuários não sazonais que têm a intenção de se estabelecer e permanecer no Canadá o ano todo. A elegibilidade para o piloto depende de ter uma oferta de trabalho válida em uma das ocupações especializadas, bem como de sua experiência de trabalho.
  1. Home Child Care Provider Pilot and Home Support Worker Pilot
  • Home Child Care Provider Pilot: este programa piloto está fechado para novas aplicações para 2021. O piloto será reaberto para novas aplicações em 1º de janeiro de 2022.
  • Home Support Worker Pilot: o governo não está perto de atingir o limite para este piloto do trabalhador de apoio domiciliar. Você ainda pode se inscrever neste piloto..
  1. New Brunswick lançou um novo projeto piloto de imigração para estudantes internacionais que se formaram em quatro faculdades particulares de carreira na província.A partir de 1º de abril de 2022, os alunos internacionais que se formarem no Atlantic Business College, Eastern College, McKenzie College ou Oulton College e que estudaram em uma das 19 ocupações específicas poderão se inscrever no Provincial Nominee Program (PNP).

Programas provinciais

O governo canadense fez um acordo com as províncias locais em que elas podem indicar imigrantes que desejam viver, se estabelecer e trabalhar naquela província em particular ou, essencialmente, imigrar para o Canadá. Para receber um visto por meio dos Provincial Nominee Programs (PNP), o candidato deve escolher uma província em que deseja morar e, posteriormente, solicitar uma nomeação.

Programas para reunir a família

  • Family Sponsorship Immigration Streams: se você tem um filho ou neta que seja um cidadão ou residente permanente no Canadá com mais de 18 anos, ele(a) pode te patrocinar para você obter a residência permanente no país. Já pensou então em focar o processo de imigração no seu filho para conseguir o patrocínio no futuro?
  • Spousal and Common-Law Partner Sponsorship: manter as famílias unidas e reunir os parceiros é de alta prioridade no Canadá. A classe de patrocínio de cônjuge ou parceiro em união estável permite que o seu cônjuge ou parceiro em união estável te patrocine para obter um visto de residente permanente.
  • Super Visa: uma das maneiras de reunir os pais com filhos adultos é por meio do Super Visa do Canadá. Se você for pai ou avô de um cidadão canadense ou residente permanente e atender a determinados critérios, terá direito a um Super Visa. Isso significa que você pode visitar a família no Canadá por até 2 anos e o visto permite múltiplas entradas por até 10 anos. Esse visto difere do visto de turista, onde você só pode visitar por até 6 meses de cada vez.

Estudos no Canadá

Já parou para pensar o motivo de grande parte das pessoas virem para o Canadá para estudar em college? Podemos pensar em alguns cenários:

  • Melhorar o domínio da língua. Já ouvi muitos relatos de pessoas que vieram fazer um curso em um college privado* onde a exigência do nível do idioma era menor do que o exigido em college público. Estudando aqui, a pessoa desenvolve o idioma mais rapidamente por estar imerso na língua.
  • Mudança de área de trabalho e precisam se qualificar para exercer a nova profissão.
  • Conseguir os requisitos que estão faltando para imigrar para o Canadá.

Trabalho através do LMIA

A maioria dos empregadores precisa de um Labour Market Impact Assessment (LMIA) antes de poder contratar um trabalhador estrangeiro temporário. Antes de iniciar o processo de contratação, a empresa deve determinar se precisa de um LMIA.

Um LMIA confirma

  • a necessidade de um trabalhador estrangeiro temporário
  • que nenhum canadense ou residente permanente está disponível para fazer o trabalho

As empresas que têm o LMIA oferecem emprego para trabalhadores qualificados para exercer determinada profissão.

Agora, pensando na sua carreira e experiência profissional, você trabalha em uma empresa multinacional e teria chance de conseguir a transferência para o Canadá? Ou você trabalha em uma área de demanda e conseguiria uma oferta de emprego?

Por que há tantas pessoas buscando uma job offer? Podemos pensar em alguns cenários:

  • Segurança financeira por conseguir chegar no país com uma renda.
  • Não ter a despesa inicial com o college.
  • Conseguir os requisitos que estão faltando para imigrar para o Canadá.

Além disso, quem tem uma oferta de emprego e está aplicando para o Express Entry pelo Federal Skilled Worker não precisa comprovar fundos.

Dúvidas?

Escreva aqui nos comentários.

Todos os comentários devem seguir estas regras. Caso contrário, o comentário poderá ser removido e você poderá ser banido da comunidade.

  1. Não divulgue produtos ou serviços sem a autorização dos administradores – você poderá ser banido da plataforma e a mensagem será excluída.
  2. Não poste mensagens com conteúdo de brincadeira, piadas, racismo, pornografia, ou ativismo político;
  3. Antes de postar, releia e analise se o conteúdo não ofende algum dos membros do grupo.
  4. Leve em conta a lei que regula os direitos autorais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vim Pro Canadá

FREE
VIEW