fbpx
Experiência Canadense

Você já sabe mais sobre o que é a famosa experiência canadense?

Sum√°rio

Jornada de trabalho

A jornada de trabalho no Canadá é diferente do que estamos acostumados no Brasil.

Normalmente, voc√™ ir√° trabalhar 37,5 horas semanais – s√£o 7,5 horas trabalhadas por dia mais 30 minutos ou 1 hora de almo√ßo. O almo√ßo n√£o √© pago, mas muitas empresas te d√£o dois intervalos de 15 minutos que s√£o pagos. Por√©m, h√° exce√ß√Ķes – eu, por exemplo, trabalho 32,5 horas semanais e o meu trabalho √© considerado full-time (integral), enquanto o trabalho do meu pai √© de 44 horas semanais e tamb√©m √© considerado full-time.

Lembrando que, se você está vindo com visto de estudante, não necessariamente você vai conseguir um trabalho que te dê 20 horas semanais de primeira.

Hora Extra

O que é considerado hora extra?

Horas extras significa que qualquer hora trabalhada acima das horas padrão especificadas no Código ou Regulamento, na maioria dos casos 8 em um dia ou 40 em uma semana. Se o total de horas extras diárias difere do total de horas extras semanais, o maior será utilizado no cálculo dos pagamentos de horas extras.

Qual é a taxa de horas extras?

Veja as regras da sua província também!

Um mínimo de uma vez o salário regular.

Quando os funcionários têm direito a pagamento de horas extras em uma semana em que ocorre um feriado geral?

O horário padrão semanal (normalmente 40) deve ser reduzido em 8 horas para cada feriado. Portanto, em uma semana em que ocorre um feriado, as horas extras seriam aplicadas após 32 horas. Qualquer tempo trabalhado em um feriado não é contado no cálculo do direito de horas extras.

Qual √© o n√ļmero m√°ximo de horas que os funcion√°rios podem trabalhar em uma semana?

O tempo máximo que um funcionário pode trabalhar por semana é normalmente de 48 horas.

As horas m√°ximas de trabalho podem ser excedidas?

Sim, em determinadas circunst√Ęncias.

Clique aqui para ver a p√°gina do governo sobre hora extra.

Canadenses s√£o chefes legais?‚Äč

Temos a ideia de que os canadenses são super gente boa (e muita gente é mesmo), mas será que é assim no mercado de trabalho também? O site Monster Canadá fez uma pesquisa indicando que 42% dos canadenses já pediram demissão do trabalho deles por causa dos chefes deles (comigo já aconteceu duas vezes).

Abaixo est√° uma lista de chefes que os canadenses menos gostam segundo essa pesquisa:

  • Chefe micro gerenciador, autorit√°rio que est√° sempre pairando e pedindo atualiza√ß√Ķes de status – 31%
  • Chefe ineficaz e incapaz de tomar uma decis√£o estrat√©gica – 27%
  • Chefe que diz uma coisa, mas que o que ele disse significa outra coisa e fica bravo quando a equipe n√£o consegue ler mentes – 27%
  • Chefe que leva cr√©dito por tudo e qualquer coisa – 23%
  • Chefe tirano e abusivo que est√° sempre gritando. Nada √© bom o suficiente para esse tirano – 22%
  • Chefe que joga voc√™ ou a sua equipe na frente do √īnibus ao primeiro sinal de problema e nada √© culpa dele – 21%
  • Chefe que raramente responde a e-mails ou aparece no escrit√≥rio ‚Äď 14%
  • Chefe que espera que voc√™ esteja dispon√≠vel e seja receptivo o tempo todo – mesmo em suas f√©rias – 13%
  • Chefe que faz piada grosseira ou que at√© mastiga com a boca aberta – 9%
  • Chefe inadequado que n√£o sabe seguir a regra de ‘n√£o tocar’ – 4%

O que você pode fazer para evitar esses tipos de chefes?

  1. Leia as revis√Ķes de antigos funcion√°rios da empresa em websites como o Glassdoor.
  2. Consulte a sua rede de contatos (network). Algum conhecido sabe algo sobre a nova empresa ou sobre o seu novo chefe? As informa√ß√Ķes que essa pessoa ir√° te passar s√£o preciosas.
  3. Faça perguntas pontuais em entrevistas. A entrevista de emprego é um ótimo momento para fazer perguntas diretas. Considere perguntar sobre a taxa de rotatividade ou por quanto tempo a vaga está aberta. Cuidado com respostas evasivas, vagas ou inconsistentes.
  4. Não se acomode. Se o seu trabalho não corresponder às expectativas, lembre-se de que você não precisa permanecer lá para sempre.

Job Offer Letter / Oferta de emprego

N√£o temos carteira de trabalho por aqui, mas temos a famosa Job Offer Letter (Oferta de Emprego). A Job Offer √© um documento que um empregador canadense fornece para voc√™. Ela √© menos detalhada do que um contrato, e inclui informa√ß√Ķes sobre:

  • Seu sal√°rio e dedu√ß√Ķes do seu sal√°rio;
  • Suas fun√ß√Ķes de trabalho e condi√ß√Ķes de emprego como horas de trabalho.

Negociar sal√°rio‚Äč

Quando eu recebi as minhas primeiras ofertas de emprego aqui no Canadá, eu fiquei muito feliz pois conseguir o emprego tirava um grande peso das costas, mas, conseguir a sonhada job offer não significa que esse seja o melhor emprego para você ou que você esteja recebendo um salário que vale o seu tempo e esforço.

A maioria dos candidatos, normalmente, n√£o negocia a oferta recebida – o que pode ser um erro. Quando eu trabalhava no banco, descobrimos que a diferen√ßa de sal√°rio anual entre as pessoas do meu time era de mais de 10 mil d√≥lares e o √ļnico motivo dessa diferen√ßa era que algumas pessoas negociaram o sal√°rio e outras, n√£o.

Aqui est√£o algumas dicas:

  1. Desde que eu descobri que peguei um sal√°rio menor do que foi anunciado, eu anoto todas as vagas de trabalho que eu aplico e quanto eles est√£o oferencendo. Dessa forma, eu consigo negociar melhor o sal√°rio que eu quero.
  2. O processo de entrevista geralmente leva semanas para finalizar; logo, quando você recebe o telefonema para anunciar que conseguiu a vaga, geralmente, é fácil agarrar essas vaga com unhas e dentes. A maioria dos lugares oferece alguns dias ou uma semana para pensar na oferta, portanto, reserve um tempo para realmente pensar nela. Nesse momento, você pode decidir se deseja negociar a oferta e como vai fazê-la.
  3. √Č empolgante conseguir esse emprego dos sonhos, mas n√£o h√° nada de errado em negociar o contrato. No final, tudo se resume √† maneira como voc√™ aborda a situa√ß√£o, permane√ßa profissional.

Entendendo o seu contracheque‚Äč

Vamos entender cada um dos termos no seu paystub (Contracheque)?

Employee Balance (Saldo do empregado)

Current: Esta coluna reflete o valor desse período de pagamento.

YTD (Year-to-date): Esta coluna mostra os valores totais acumulados desde o início do ano (acumulado no ano).

Earnings (Ganhos)

Hours: refere-se às horas trabalhadas, se aplicável.

Rate: refere-se ao sal√°rio por hora ou ao valor total do sal√°rio pago.

Current: esta coluna reflete o valor bruto pago a você nesse período de pagamento.

Deductions (Dedu√ß√Ķes)

Current: esta coluna reflete os valores de cada dedução retirada de sua folha de pagamento neste período de pagamento.

YTD: Esta coluna reflete os valores de cada dedução realizada desde o início do ano.

Statutory Deductions: Um empregador tem uma obriga√ß√£o legal de reter dedu√ß√Ķes legais, que s√£o: contribui√ß√Ķes de CPP ou QPP (somente Quebec), EI e QPIP (somente Quebec) e imposto de renda federal e provincial. Em todos os lugares, exceto em Quebec, o imposto provincial √© coletado como parte da dedu√ß√£o do imposto de renda federal. Quebec tem dedu√ß√Ķes separadas para impostos federais e provinciais.

Other Deductions: Voc√™ tamb√©m pode ter dedu√ß√Ķes legais; dedu√ß√Ķes obrigat√≥rias da empresa (por exemplo, taxas sindicais, sua parte no plano de benef√≠cio); e dedu√ß√Ķes volunt√°rias (por exemplo, b√īnus de aposentadoria do Canad√°, doa√ß√Ķes de caridade).

Earnings Summary (Resumo dos ganhos)

Gross Pay: seu valor total de ganhos antes das dedu√ß√Ķes.

Deductions: seu valor total de dedu√ß√Ķes legais e outros.

Net Pay: seu valor total de ganhos ap√≥s dedu√ß√Ķes. Este √© o valor que aparecer√° no seu cheque de pagamento ou conta corrente.

Current: esta linha reflete os totais desse período de pagamento.

YTD: Essa linha reflete os totais do acumulado do ano (YTD).

Férias no trabalho

O direito básico de férias no trabalho é de 2 semanas de férias para cada ano empregado. Após 5 anos consecutivos de trabalho com o mesmo empregador, o direito aumenta para 3 semanas de férias. Após 10 anos completos, os funcionários têm direito a 4 semanas de férias.O pagamento das férias é calculado como uma porcentagem do salário bruto que um funcionário recebe durante o ano. Nos casos em que o direito a férias é de 2 semanas, o pagamento de férias é de 4% dos ganhos no ano em questão. Nos casos em que o direito é de três semanas, o pagamento das férias é de 6% dos ganhos. Nos casos em que o funcionário tem direito a 4 semanas, o pagamento de férias é de 8% dos ganhos.

Indica√ß√£o, o famoso QI‚Äč

Sim, o QI por aqui acontece muito e √© por isso que sempre falamos da import√Ęncia do networking.

Eu consegui o emprego na empresa que deu a Job Offer para os meus pais virem para o Canadá por meio de QI. A pessoa que me indicou era meu colega de trabalho na primeira empresa que eu trabalhei no Canadá, e ele me chamou para fazer parte de um projeto nessa outra empresa. Eu juro para vocês que eu nem fiz entrevista Рno dia que eu fui conhecer o dono da empresa, ele já me apresentou tudo o que eu tinha que fazer e a data para começar.

Invistam no networking!

D√ļvidas?

Escreva aqui nos coment√°rios.

Todos os comentários devem seguir estas regras. Caso contrário, o comentário poderá ser removido e você poderá ser banido da comunidade.

  1. Não divulgue produtos ou serviços sem a autorização dos administradores Рvocê poderá ser banido da plataforma e a mensagem será excluída.
  2. N√£o poste mensagens com conte√ļdo de brincadeira, piadas, racismo, pornografia, ou ativismo pol√≠tico;
  3. Antes de postar, releia e analise se o conte√ļdo n√£o ofende algum dos membros do grupo.
  4. Leve em conta a lei que regula os direitos autorais.

Participe da discuss√£o

  1. Milene avatar
  2. Camila avatar
  3. Marcela avatar
  4. Babi avatar
  5. Bruna avatar

10 coment√°rios

    1. Eles levam muito em conta as soft skills. Por exemplo, eu trabalhei como atendente em uma pizzaria aqui. Nesse emprego, eu poderia falar sobre a minha experiência de customer service, e o meu chefe poderia dar a referência que eu era pontual, nunca faltava, me comunicava bem e etc.

    1. Sim!!! essas referências podem dizer que você é pontual, ética, foca na experiência do cliente e coisas do tipo (soft skills). Essa experiência acrescenta como experiência canadense, sim!

    1. Na p√°gina de sites para buscar emprego aqui na plataforma, eu indico um site para buscar a reputa√ß√£o da empresa. D√° uma olhada nisso que √© uma forma de voc√™ se previnir desse tipo de coisa. Claro, √© sempre um risco, mas tentamos metigar isso nos preparando bem. ūüôā

      1. Fiquei sabendo que o Glassdoor também é legal para checar esse tipo de informação e também sobre os salários!

  1. Sobre a experiência canadense, mesmo que seja em um emprego bem simples entry level job, por exemplo, vale a pena já colocar no resume para tentar outras vagas? Ou o tipo de experiência canadense vai sempre importar para o contratante (mesmo que não seja uma função para cargos altos ou muito específica)?

    1. sim, os empregadores de entry level jobs verão as suas soft skills e poderão te recomendar. Por exemplo, vão dizer que você é pontual e nunca faltou, sabe?

Indisponível
Vim Pro Canad√°

FREE
VIEW