fbpx

Comunidade LGBTTQQIAAP

(lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, transexuais, queer, questionadores, intersexuais, assexuais ou aliados – simpatizantes -, pansexuais) 

Segundo o Spartacus International Gay Guide, o Canadá é o país mais amigável para viajantes do grupo LGBTTQQIAAP.

Durante o período colonial no Canadá,no século XVIII, um sistema europeu de crenças e valores foi imposto aos First Nations (Povos indigenas canadense). Os missionários fizeram algumas das primeiras observações das práticas LGBT entre as populações nativas. Em 1711, o jesuíta Joseph-François Lafitau passou a conviver com os Iroquois e, posteriormente escreveu:

 

“If there were women with manly courage who prided themselves upon the profession of warrior, which seems to become men alone, there were also men cowardly enough to live as women.”

Joseph-François Lafitau

 

As lutas por direitos para pessoas do mesmo sexo, no Canadá, começaram em 1965. Naquele ano, a Suprema Corte do Canadá manteve uma decisão que classificou o cidadão Everett Klippert como “dangerous sexual offender” (agressor sexual perigoso) e o prendeu por ele admitir que era gay e que fazia sexo com outros homens.

Hoje, os canadenses homossexuais desfrutam de muito mais liberdade e aceitação social. Essas são algumas mudanças que ocorreram desde que Klippert foi enviado para trás das grades:

No Canadá, as atividades sexuais entre pessoas do mesmo sexo foram consideradas crimes puníveis com prisão antes de 1969. Nesse ano, o governo canadense aprovou um projeto de lei que descriminalizava atos sexuais privados entre duas pessoas com mais de 21 anos – um avanço no tratamento de gays, lésbicas e bissexuais igualmente sob a lei.

Quase dez anos depois, em 1977, Quebec se tornou a primeira jurisdição no Canadá a alterar sua Carta Provincial de Direitos Humanos para incluir a orientação sexual como um terreno proibido para discriminação.

O Canadá foi o quarto país que permitiu o casamento de pessoas do mesmo sexo – o primeiro foi a Holanda (2000), depois a Bélgica (2003) e Espanha (2005).

Uma curiosidade é que, em 2013, o Canadá era o único país que permitia o casamento de pessoas do mesmo sexo que NÃO eram residentes no Canadá.

Ontario

10 June 2003

British Columbia

8 July 2003

Québec

19 March 2004

Yukon

14 July 2004

Manitoba

16 September 2004

Nova Scotia

24 September 2004

Saskatchewan

5 November 2004

Newfoundland and Labrador

21 December 2004

New Brunswick

23 June 2005

Alberta, Prince Edward Island,

Nunavut and Northwest Territories

20 July 2005 (Civil Marriage Act)

Apenas em 1978 que o Canadá recebe uma nova Lei de Imigração. De acordo com o ato, os homossexuais são removidos da lista de classes inadmissíveis.

O evento que deu inicio ao movimento pelos direitos dos gays ocorreu em junho de 1969 no Greenwich Village, em Nova York, no Stonewall Inn.

Nas primeiras horas da manhã de 28 de junho, a polícia invadiu esse local de encontro popular para jovens gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros – prendendo os funcionários por vender bebidas sem licença, agredindo muitos dos clientes e limpando o bar. Do lado de fora, a multidão que assistia os clientes do bar serem levados para vans da polícia ficou enfurecida. A multidão forçou a polícia a se barricar no bar para aguardar apoio. Enquanto isso, cerca de 400 pessoas se revoltaram.

Embora os reforços policiais dispersassem a multidão, as manifestações continuaram do lado de fora do bar pelos próximos cinco dias, e essas manifestações em Stonewall  forneceram a centelha que desencadeou o movimento pelos direitos dos gays nos Estados Unidos e no mundo.