fbpx
Cidadania canadense

Elegibilidade 

Returning user?

Dependendo da sua situação, o governo pode solicitar requisitos adicionais.

Não, quando você casa com um canadense, você terá direito ao visto Family Sponsorship Marriage Immigration Program. Para conseguir a cidadania canadense, você precisa ter os mesmos requisitos listados acima.

Perspectiva do Canadá

De acordo com a lei canadense, você pode ser um cidadão canadense e um cidadão de outro país. Porém, alguns países não permitem que você mantenha sua cidadania se você se tornar um cidadão canadense.

Perspectiva do Brasil

De acordo com o artigo 12, § 4º, da Constituição Federal, será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que:

I – tiver cancelada sua naturalização, por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional;

II – adquirir outra nacionalidade, salvo no casos:

  1. a) de reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira;
  2. b) de imposição de naturalização, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis.

Nós podemos perder a cidadania brasileira, mas vemos milhares de brasileiros que solicitam cidadanias estrangeiras e não perdem a nacionalidade tupiniquim, então como isso funciona na prática? O processo em si é algo burocrático, pois quem decide pela anulação da cidadania é o Ministério da Justiça – não há um sistema entre os consulados que informem sobre os pedidos de cidadania.

As exceções são pessoas com direito a cidadania por laços sanguíneos e quando a cidadania é condição permanente de um país para o exercício dos direitos civis.

Como declaro o tempo que passei no Canadá antes de me tornar um residente permanente?

Se você não foi um residente permanente durante todo o seu período de elegibilidade, nos cinco (5) anos anteriores à data de sua aplicação, a calculadora de presença física perguntará automaticamente se você estava fisicamente presente no Canadá como residente temporário ou pessoa protegida antes de se tornar um residente permanente. Se responder sim a esta pergunta, você deverá listar todos os períodos de tempo em que teve o status de residente temporário ou de pessoa protegida no Canadá. Cada dia que você passou no Canadá como residente temporário ou pessoa protegida antes de se tornar um residente permanente conta como meio dia até o máximo de 365 dias. Portanto, para obter o crédito máximo de 365 dias, você precisa estar fisicamente presente no Canadá como residente temporário por pelo menos 730 dias durante o período de elegibilidade.

Por que devo declarar o tempo que passei no Canadá como residente temporário?

Você deve declarar todo o tempo passado no Canadá durante seu período de elegibilidade, os cinco (5) anos anteriores à data de sua solicitação, incluindo qualquer tempo passado no Canadá como residente temporário ou pessoa protegida. Isso permitirá que você conte o número máximo de dias que esteve fisicamente presente no Canadá em sua inscrição.

Posso usar o tempo no Canadá que estive sem o status autorizado de residente temporário, pessoa protegida ou residente permanente para meu cálculo de presença física?

Não, você não pode usar qualquer tempo no Canadá sem o status autorizado de residente temporário, pessoa protegida ou residente permanente para o cálculo da presença física.

O status de residente temporário inclui autorização legal para entrar ou permanecer no Canadá como:

Visitante,
estudante,
trabalhador ou,
titular de autorização de residente temporário

Uma pessoa protegida é alguém que:

foi considerado como necessitando de proteção ou um refugiado da convenção pelo Immigration and Refugee Board ou,
uma pessoa que recebeu uma decisão positiva sobre uma avaliação de risco de pré-remoção do IRCC.

Nota: Se você fez um pedido de refugiado, ou foi incluído em um pedido de refugiado de familiares, você não receberá crédito no Canadá a partir da data do pedido de refugiado até que você receba uma decisão positiva confirmando que você é uma pessoa protegida, conforme descrito acima .

Um residente permanente é alguém que:

recebeu o status de residente permanente ao imigrar para o Canadá, mas não é um cidadão canadense

Clique aqui para ver a página do governo.

Dúvidas?

Escreva aqui nos comentários.

Todos os comentários devem seguir estas regras. Caso contrário, o comentário poderá ser removido e você poderá ser banido da comunidade.

  1. Não divulgue produtos ou serviços sem a autorização dos administradores – você poderá ser banido da plataforma e a mensagem será excluída.
  2. Não poste mensagens com conteúdo de brincadeira, piadas, racismo, pornografia, ou ativismo político;
  3. Antes de postar, releia e analise se o conteúdo não ofende algum dos membros do grupo.
  4. Leve em conta a lei que regula os direitos autorais.

Participe da discussão

  1. Milene avatar
  2. Camila avatar
  3. NoemiNina avatar

4 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Olá Camila, é isso mesmo – eu estou estudando para o teste pois vou fazer em breve. Eu posto com frequência essas perguntas da prova nos meus stories e, as vezes, aqui no feed 🙂

Menu
Se você precisa se registrar na plataforma (gratuita), clique aqui.
Já é membro, clique aqui.

Vim Pro Canadá

FREE
VIEW