fbpx
Por onde começo o meu projeto Canadá?

A primeira pergunta que você se fez foi: por onde começo? Nós vamos te ajudar! O Checklist é uma lista fundamental com cada passo para você dar início ao seu plano Canadá. Nós organizamos para você logo abaixo um vídeo explicativo e um checklist completo, o qual você pode alterar e salvar sempre que quiser as informações para ter o seu projeto sempre em dia e atualizado! Confira:

Dúvidas?

Escreva aqui nos comentários.

Todos os comentários devem seguir estas regras. Caso contrário, o comentário poderá ser removido e você poderá ser banido da comunidade.

  1. Não divulgue produtos ou serviços sem a autorização dos administradores – você poderá ser banido da plataforma e a mensagem será excluída.
  2. Não poste mensagens com conteúdo de brincadeira, piadas, racismo, pornografia, ou ativismo político;
  3. Antes de postar, releia e analise se o conteúdo não ofende algum dos membros do grupo.
  4. Leve em conta a lei que regula os direitos autorais.

Participe da discussão

  1. Camila avatar
  2. Marcela avatar
  3. Francis avatar
  4. Milene avatar
  5. Marcela avatar
  6. Babi avatar

69 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito bom. Comecei a fazer minha lista. Muito obrigado por ajudar nessa fase. A plataforma tem me ajudado bastante!

  2. Preciso fazer esse checklist mil vezes e mentalizar bem positivo! rsrs
    Ótimo conteúdo, como sempre! <3

  3. Ola! Eu nao sei se é o modelo do meu celular que é muito velho ou a internet, mas nao consigo carregar a ferramenta para terminar o checklist … Tem alguma disponibilidade .pdf??

    1. Eu creio que não Marcela, mas tenta entrar pelo computador ou entra em contato com a Milene que ela te ajuda 🙂

          1. Pode deixar que isso vai mudar em breve (até o final da semana)! Espero que já esteja vendo uma melhora nisso 😉

    2. Obrigada pelo feedback, Marcela! Vou trabalhar nisso hoje! Infelizmente, não tenho ela em PDF.

  4. Oi Milene, como sempre o site com ferramentas maravilhosas e que ajudam muito no Plano Canadá.
    Eu sou autônoma há muitos anos e dava aula por hora (de 2 a 5 horas/ semana por aluno), como vc sugere que eu possa comprovar as horas trabalhadas? Teria que pegar uma carta por aluno?

    1. Olá Bruna, aqui está o que o governo diz sobre a carta para self-emplyed:

      if the applicant is self-employed, articles of incorporation or other evidence of business ownership, evidence of self-employment income and documentation from third-party individuals indicating the service provided along with payment details (self-declared main duties or affidavits are not acceptable proof of self-employed work experience).

  5. Primeiramente, parabéns pela plataforma! Ela é incrível e tenho certeza que ajuda muitas pessoas! Gratidão por disponibilizarem tanta informação de forma grátis.
    Fiquei com dúvida quanto à Carta de Emprego. Tenho pensado em fazer esse processo de imigração (ainda não decidi se vou encarar isso mesmo ou seguir os planos anteriores de carreira que tinha no Brasil), e atualmente ocupo um cargo comissionado em órgão público. Nesse caso, ainda assim precisaria de uma Carta de Emprego ou bastaria uma declaração do órgão de que exerço a profissão?

    Grata desde já.

    1. Olá Taiane,
      Muito obrigada pelo seu feedback. 🥰❤️🇨🇦
      Se a declaração do órgão tiver todas as informações pedidas, como ter sido escrita pelo seu supervisor ou diretor de recursos humanos impressa em papel timbrado da empresa, conter seus cargos e datas de contratação, pelo menos 5 principais atividades / responsabilidades (e aqui elas devem ser equivalentes ao seu NOC), o número de horas que você trabalhou por semana, salário anual, e as informações de contato do seu supervisor ou gerente, ela pode ser aceita. 
      No meu caso, a declaração dada pela empresa não tinha essas informações acima e o governo deixa claro que eles podem não aceitar a sua profissão se isso não tiver descrito corretamente na carta.
      Abraços,
      Milene

    2. A plataforma ta fantástica né?!!!

      E as informações aqui estão tão taaaaao organizadas que dá até um alívio de se sentir mais seguro de tomar uma decisão delicada como imigrar

      Concordo com você, grata pela plataforma e pela comunidade 🌼🌼

      1. Muito obrigada, Marcela!!!
        Fico muito feliz com o seu feedback! Trabalho na plataforma todos os dias para melhorar ela! ❤️

  6. Olá todo bem
    pergunta quer saber qual melhor escolhe
    to quer mudança la morar Canadá como explicar por favor ajuda pra me
    sou é surdo meu nome Adriano

    1. Olá Adriano, tudo bem e com você?
      Você quer saber sobre qual cidade escolher, ou sobre as possibilidades de vistos, ou seria algo diferente? 🙂

  7. Olá, sou relativamente novo por aqui e tenho uma dúvida recorrente.
    Eu planejo me candidatar ao AIPP , mas estou em dúvida sobre qual o momento certo de aplicar. Por exemplo, a partir do momento que estiver com todos os documentos na mão, devo aplicar antes mesmo de ter uma job offer, ou somente depois de ter a mesma devo aplicar? Devo me inscrever no EE mesmo não pretendendo imigrar por ele?

    1. Olá Renato,
      Quando você é chamado para aplicar para o visto de residência permanente, eles pedem que você comprove todos os documentos que você adiciona no seu perfil – se você não tem, por exemplo, o teste de inglês ou os seus documentos não comprovam que você tem uma pontuação igual ou maior o seu draw, você é desqualificado. Se você tem todos os documentos, acha que tem chances de ser chamado, você pode aplicar sem problemas.
      Quanto ao AIPP, apenas quando você e o seu empregador tiverem concluído todas as etapas do processo, você pode enviar seu pedido de residência permanente. Então, sim, você precisa da job offer antes de aplicar.
      Abraços,
      Milene

  8. Cheguei faz pouco tempo no site e já estou gostando bastante.
    Obrigada por esse trabalho, por dividirem informações e ajudar.

  9. Oi gente! Vocês podem me responder sobre a validade dos documentos do Brasil. Exemplo: em alguns casos, costumam pedir certidão de nascimento atual ou com menos de 1 ano. Saber se o governo canadense exige que os documentos sejam todos atuais também? Pergunto pq meus documentos de identidade e certidão são do ano em que me casei, em 2017 e não sei se devo tirar outras vias com data atual.

    Obrigada!

    1. Olá Flávia, o único documento que tem validade para o governo é o nada consta da polícia federal – validade de um ano.
      Os outros documentos não tem validade. Acabei de fazer o visto dos meus pais e já foi aprovado pela província com certidão de 2014 😉
      Abraços,
      Milene

  10. Boa tarde, estou amando a plataforma. Ainda estou decidindo se vou fazer um college no Canadá ou irei tentar direto pelo Express Entry ou os dois planos. Tenho uma dúvida sobre o IELTS, quanto tempo é válido a prova? Posso fazer mesmo que eu só vá aplicar daqui dois anos?

    1. Olá Ana Paula, tudo bem? Muito obrigada pelo feedback! 🙂

      O IELTS General (que é para o EE – colleges podem aceitar outras provas) tem validade de dois anos. Se você fizer o EE, também precisará do ECA, que vale por 5 anos.

      Abraços,
      Milene

  11. Gente, fala sério!! Eu ainda não tô acreditando que encontrei essa plataforma. Que trabalho incrível, parabenizar é pouco. Desejo todo sucesso do mundo para vocês e deixo aqui meu muito obrigada por todo esse conteúdo. <3

  12. Olá Pessoal,

    Passando aqui, primeiramente, para parabenizá-los, pois o conteúdo ficou muito bom. Pela falta da graduação, estou me estruturando para aplicar para o AIPP, estou esperançoso que eu possa conseguir um job offer daqui do Brasil e estou esperando, ansiosamente, todo esse conteúdo em um app para IOS ficará mais fácil, poder aprender mais.

    Obrigadooo!!

    1. Muito obrigada, Renato!
      O projeto do APP está quase saindo do papel! 😍
      Espero que consiga a job offer! já deu uma olhada nas páginas de emprego da plataforma?
      Abraços,
      Milene

  13. Olá. Pretendo ir para o Canadá futuramente, tenho 22 anos, e ainda não iniciei a faculdade, pretendo fazer um curso técnico de uma área que tenha demanda no Canadá e trabalhar e ter uma experiência e assim ir para lá, e futuramente depois de trabalhar lá, e me estabilizar pretendo começar a faculdade de enfermagem.. Mas não acho viável fazer 6 anos praticamente de faculdade de enfermagem aqui e depois ir para lá, até porque vou ter que validar meu diploma e acredito que dê no mesmo, enfim eu queria saber a opinião de alguém mais experiente.. Se puderem me ajudar! Sou nova aqui na comunidade e já tô amando.. 💓

    1. Olá Milena, tudo bem?
      Tudo depende do seu objetivo e quanto você tem disponível para investir no Plano Canadá.
      O seu objetivo é imigrar? Já pesquisou quais processos você se enquadra? Ou qual província tem preferência para profissionais da área de saúde, o que facilitaria o seu processo de imigração?
      Se o dinheiro estiver curto, já pensou em fazer faculdade no Brasil e tentar mestrado no Canadá?
      Se você só quiser passar um tempo por aqui estudando e voltar para o Brasil depois, já pensou em só fazer uma parte da faculdade aqui?
      São perguntas bem pessoais e que dependem muito da sua realidade. Desculpa não poder ajudar mais, mas são questões que só você pode responder.
      Abraços,
      Milene

  14. Boa noite! Muito bom o conteúdo, parabéns!
    Estou retomando o plano Canadá após alguns anos na gaveta. O caminho por nós escolhido é o job offer, pois meu marido trabalha com usinagem e tem muita oportunidade no Quebec. Tenho duas dúvidas:
    1 – somos casados, porém meu marido é padrasto do meu filho mais velho. Tenho a guarda, mas vou solicitar a guarda total. Como meu marido será o aplicante principal, é melhor já solicitar que ele tenha a guarda também ou isso não é problema? Atualmente meu filho está com 16 anos.
    2 – quanto tempo, mais ou menos, demora para conseguirmos o subsídio do governo para daycare após chegarmos no Quebec? Vi que tem subsídio ou reembolso, mas não localizei a informação de quando poderemos solicitar.
    Desde já, obrigada!

    1. Olá Janaina, tudo bem?

      Quanto a guarda do seu filho, o governo canadense diz que se pode trazer os filhos do seu parceiro, conforme abaixo. Porém, o Brasil é signatário da Convenção de Haia, e você precisa da autorização do pai dele para ele viajar caso não tenha a guarda total.

      “You can bring family members with you to Canada if they were processed for permanent residence as your dependents. This includes:

      – your spouse or common-law partner
      – your dependent child
      – your spouse or common-law partner’s dependent child
      – a dependent child of a dependent child”

      https://www.cic.gc.ca/english/immigrate/sponsor/aod-tool.asp

      Não sei dizer especificamente sobre o Quebec, mas os depoimentos que eu ouvi de Toronto e de Halifax é que demora um tempo para receber subsídio e para o daycare. É bom se planejar para ficar alguns meses sem receber o benefício.

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Milene

      1. Olá! Vi um vídeo da e-visa imigration que fala sobre imigrar com filhos e lá informaram que leva mais ou menos 18 meses até vc ter direito a esse subsídio. Também tenho uma bebê de 1 ano então estou atenta a essas informações 😊

  15. Boa tarde!
    Sobre visto de estudo, alguém sabe se existe restrição para aplicar para visto estudo com antecedência maior que os 6 meses que normalmente indicam? Pergunto pois o tempo de processamento – hoje- olhando pelo site do Canadá está em 18 semanas. Fico com receio de aplicar faltando apenas 6 meses e ter problemas.
    Obrigada

    1. Oi Rosana! Sei que te respondi em outra plataforma, mas vou colocar aqui para ter a resposta aqui também.
      Essa é a informação no site do governo:
      site do governo canadense

      Beijos,
      Milene

  16. Olá, estou engatinhando, o site realmente ajuda muito, parabéns e obrigada por compartilhar seus conhecimentos, meu objetivo é estudos das minhas gêmeas, qual província estaria melhor colocada no ranking de escolas públicas.

    1. Olá Mariana, tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu feedback!!! 🥰 Dá uma olhada nesse link aqui para pesquisar as melhores escolas. Eles medem a performance das escolas e pode te ajudar com a escolha da instituição.
      Uma ótima fonte para descobrir qual é a melhor escola é o local school board da região – coloquei alguns links na página de filhos no Canadá. 😉

      https://www.fraserinstitute.org/school-performance

      O que eu sempre ouvi falar é que as escolas católicas, no geral, têm uma reputação melhor do que as outras escolas.

      Espero ter ajudado! 😘

  17. Olá tudo bem?

    Meu marido se encaixa no NOC 2175 que é um dos elegíveis para o BC PNP, mas existem alguns detalhes como nível baixo de inglês e não possuir diploma, mesmo assim é possível?

    Já seria legal fazer o cadastro ou melhor melhorar o nível de inglês?

    1. Olá!! Tudo sim e você?

      Então, o que vai definir a necessidade do diploma é a job offer, que nesse programa é obrigatória, digamos que uma coisa é conectada a outra.

      Referente ao nível de inglês, depende, pois o baixo dele seria conseguir um CLB 5? Isso pode variar com o que a empresa que oferecer a job offer solicitar para ele.

      Grande abraço!!

  18. Que demais esse projeto de vocês! Muita gratidão por fazerem isso e ajudarem tantas pessoas!
    Tenho uma dúvida: nos programas do Atlântico, que precisam de job offer, como eu posso conseguir uma job offer se ainda não tenho visto de trabalho? Sempre fico confusa sobre isso!
    Pq sei que quando a pessoa faz o processo pelo EE ela recebe permissão pra procurar emprego… mas sem isso nao.
    Como funcionam entao para as províncias do Atlântico?
    Muito obrigada!

    1. Olá!!! Agradecemos o carinho, é muito gratificante ter feedbacks assim.

      Bom, você não necessariamente você precisa ter o visto de trabalho, pois existem casos em que o empregador contrata a pessoa direto do Brasil, basta o mesmo estar de acordo com os requisitos do programa.

      Todas as áreas possuem demanda, algumas mais, outras menos, conseguir a job offer do Brasil não é fácil, mas também não é impossível, recomendamos a nossa área de networking aqui mesmo dentro da plataforma, depois dá um pulo lá!

      Grande abraço! Conte conosco!!

  19. Boa noite! Tudo bem?
    Amei o site! Que boa vontade de vocês em ajudar a todos que precisam.
    Estou (ou estava) com tudo preparado para minha ida em Janeiro/2021. Meu esposo é PR e já mora no Canadá há 5 anos. Nos casamos em dezembro/2020 e demos entrada no processo de sponsorship em janeiro. A documentação foi recebida e daí veio a pandemia. Todo processo parado. Minha dúvida e acredito que seja a de muitos, é sobre quando o Canadá voltará a dar continuidade aos processos de imigração. Todos os planos estão em aberto e isso é desanimador. :/ Obrigada desde já!

    1. Olá Angélica, muito obrigada!!! 🙂
      Infelizmente, não sabemos quando o Canadá continuará com os processos. Na verdade, eles não pararam com os processos de vistos para quem já está no Canadá como o processo do Canadian Experience Class.
      Mas, infelizmente, não tem como sabermos ainda quando eles vão voltar a processar os outros vistos. 🙁

  20. E lá vamos nós. Estou iniciando do zero(do zero mesmo). Estou conversando com uma amiga que se mudou recentemente pro Canadá. To perdidão, com frio na barriga, mas muito pé no chão. O site está me ajudando pacas nessas buscas por onde começar. Espero que dê tudo certo. Meu maior obstaculo atualmente está sendo no processo de covalidação do diploma.

    1. Olá Hércules, ficamos felizes em saber que a plataforma está te ajudando! 🙂
      Qual é a sua dificuldade com a validação do diploma?

  21. Olá! Parabéns pelo site! Gostaria de obter resposta para uma dúvida sobre escola das crianças: Durante o período em que eu fizer um college elas terão diretio à escola pública, mas como fica a situação a partir do momento da conclusão do curso até eu conseguir um emprego com o PGWP – as crianças não têm direito à escola nesse intervalo? Se demorar dois , três ou quatro meses?

    1. Olá Paulo, tudo bem?

      Que bom que você está gostando da plataforma.

      Você tem até 180 dias após a conclusão do college para aplicar para o PGWP. Com base nas experiências de outras pessoas que passaram por essa situação, enquanto houver uma permissão válida para você continuar no país, os seus filhos vão se beneficiar do mesmo direito sem prejuízo a grade escolar. Eles só perdem o direito quando vocês não tiverem mais permissão para estar no país.

      Caso queira pesquisar mais afundo sobre o assunto, indicamos esse link do site do governo

      1. Oi, Milene! Muito obrigado pelo esclarecimento. Eu já imaginava que só conseguiria a resposta pra essa questão com base nas experiências de outras pessoas, pois não há texto explícito quanto a isso no site do governo. Mas, graças a você, agora já tenho um norte que me tranquiliza a respeito disso. Grato! Saúde e Paz!

        1. Olá! De fato, não tem essa informação nos sites. Nós também procuramos bastante.
          Mas todas as pessoas que eu conheço não tiveram esse tipo de problema com filhos. 🙂
          Sucesso para vocês!!!

  22. O que quer dizer envelope do histórico lacrado? Porque deve estar lacrado?
    Aliás, que site maravilhoso!! Estão de parabéns, muito bom mesmo! Obrigada 👏👏❤️❤️

    1. Olá Talita! As universidades aqui na América do Norte têm essa cultura de não deixar o envelope passar pela mão do aluno para evitar qualquer tipo de fraude. Por exemplo, se o aluno que aplicar para uma universidade e ele não tem a note mínima exigida, ele pode querer dar um jeitinho. Para evitar esse problema, as universidades encaminham o seu histórico diretamente para as instituições.
      Então as instituições que fazem a equivalência do diploma esperam o mesmo dos outros países – que as universidades forneçam um envelope lacrado por elas para os alunos.

        1. Correto, Talita! Quando eu fiz o meu, eu pedi para a universidade me entregar uma cópia do histórico e eu traduzi depois.
          Quando eu fiz, o WES permitia que a gente enviasse todos os históricos em um único envelope já que não é comum que as universidades brasileiras enviem um documento para o exterior (acredito que isso não tenha mudado).
          Então, peguei os dois históricos em envelopes lacrados, peguei as traduções (acho que foi só isso – já tem um tempo que eu fiz e não lembro de tudo) e enviei tudo junto em um único envelope. O que o WES destaca muito é que devemos escrever o número do processo do lado de fora do envelope. Eles falam isso muitas vezes, então acredito que seja importante rs

          1. Conhecem algum post ou vídeo que fale mais do processo de equivalência pelo WES ou IQAS? Também queria indicação de tradutor juramentado para os documentos.

          2. Olá Gilda, qual é a sua dúvida quanto ao WES e IQAS? Ainda não temos parceiros para tradução de documentos. 🙁

  23. Oi Milene, muito obrigada pelo conteúdo,que Deus te abençoe ainda mais!

    Eu gostaria de aplicar pelo express entry porem teve uma parte que cita que a prova de proficiência sera “Geral” oque significa isso? Tenho que saber as duas línguas para o express entry? Obrigada!

    1. Muito obrigada, Isabela!!
      É que o IELTS tem duas versões: Acadêmica e Geral. O Express Entry só aceita a versão Geral.
      Sei bem disso, pois, quando comecei o meu processo, eu não tinha me atentado a isso e fiz a versão acadêmica. Tive que pagar pela prova novamente para fazer a versão Geral que é a aceita pelo governo.
      Você não precisa falar os dois idiomas, mas isso com certeza te dará mais pontos.

  24. Deus ouviu minhas preces e tocou um bom coração pra trazer todo esse conteúdo. Desde comecei a pensar em morar no Canadá como uma possibilidade real estou mais perdida do UE cego em tiroteio😂. Você trouxe luz para os meus caminhos. 🙏🏻
    Uma das minhas principais dúvidas era a escolha da cidade (quais critérios levar em consideração). No topo a minha lista está Ottawa, porém, agora consigo analisar melhor outras possibilidades.
    Outra grande dificuldade pra mim é o fato da minha profissão ser regulamentada, sou enfermeira.
    E sem dizer da dificuldade no inglês, mas me conformei que o aprendizado leva tempo parei e sofrer.😂😂😂

    Obrigada.

  25. Parabéns Milene!
    Excelente conteúdo , muito bem estruturado. Muita informação concentrada num mesmo lugar. Parabéns pela iniciativa!

  26. Olá Milene! O conteúdo está muito bom mesmo e completo! Mesmo assim, surgem muitas dúvidas sobre esse processo. Sobre a carta de referência do trabalho, ela precisa ser atual? Mesmo referente aos empregos anteriores? Até quantos anos é preciso confirmar de experiênciade trabalho? Sobre o inglês, este certificado CELPIP é mais em conta que o IELTS?
    Obrigada pela ajuda que está nos dando!

    1. Olá Bárbara, tudo bem? Vamos lá…
      Para o Express Entry, a carta de referência não precisa ser atual. Pode ser da época que você saiu do emprego. Mas não esquece que a carta deve ter todos os pontos indicados pelo governo. Se tiver faltando um desses pontos, pode ser que eles não considerem essa experiência.
      Até onde eu sei, os formulários de imigração pedem a sua experiência dos últimos 10 anos.
      Como não temos a opção de fazer a prova do CELPIP no Brasil, vou te passar os valores em dólar canadenses. CELPIP CAD$280 + impostos e IELTS General em Toronto está CAD$288 + impostos. O preço do IELTS varia por província. No Brasil, quando eu fiz em 2017, estava entre R$800-900.
      Espero ter ajudado. 🙂

Menu
Se você precisa se registrar na plataforma (gratuita), clique aqui.
Já é membro, clique aqui.

Vim Pro Canadá

FREE
VIEW