fbpx

Checklist do Plano Canadá

Esta é a versão completa do nosso checklist do Plano Canadá disponível apenas na feira.

Começo do Planejamento

Por que você quer sair do Brasil? Esse motivo é forte o suficiente? Também encontramos desafios ao mudar de país e é por esse motivo que você deve ter um ser sincero(a) com você mesmo e com a sua família sobre o por que você quer morar fora, o que te motiva, se esse motivo é forte o suficiente, se você está realmente comprometido com esse objetivo (estar comprometido é o gatilho que você precisa para vencer obstáculos). Agora, você está sendo consistente para alcançar esse objetivo? Tenha sempre consistência nos seus pensamentos e nas suas ações.
Você precisa entender se o Canadá é viável para você (ou não) antes de começar a criar expectativas e planos. Se você ainda tem dúvidas quanto a sua elegibilidade de vistos canadenses, veja a página de VISTOS aqui na plataforma com mais de 80 programas de imigração com um filtro para te ajudar a encontrar as informações.
Ainda não sabe qual é o valor necessário para imigrar? Dê uma olhada no estande que tem a calculadora de orçamento do Plano Canadá.
Sem o passaporte, nós só conseguimos viajar para a América do Sul. Se você ainda não tem o passaporte, agende com a Polícia Federal a emissão desse documento.
Quando você estiver no processo de aplicação do visto, estes são os documentos que podem ser solicitados. Lembre-se que o governo exige que os documentos estejam traduzidos para o inglês e para o francês quando você for aplicar para um visto.
***Note que este documento pode levar pelo menos dois meses para ficar pronto.*** Se você precisa do Educational Credential Assessment (ECA) para fazer a equivalência dos seus diplomas brasileiros, você deve fazer essa equivalência com um dos órgãos credenciados pelo governo (veja lista de instituições abaixo). ATENÇÃO! Não confunda a equivalência do seu diploma (equiparação do diploma estrangeiro com o canadense) com a regulamentação do diploma (profissões regulamentadas que o profissional precisa se qualificar junto ao órgão regulador para exercer a profissão).
Independente do seu nível no idioma, pequenas ações diárias podem te ajudar a melhorar a fluência no idioma. ***O seu nível de inglês e/ou francês está diretamente relacionado com a qualidade de vida que você terá aqui.*** Alguns processos de imigração e instituições de ensino exigem testes como o IELTS ou CELPIP para comprovar o seu nível de inglês e o teste do TEF para comprovar o seu nível de francês. Veja a página aqui na plataforma com dicas de como você pode imergir no idioma.
Alguns programas de imigração te pedirão comprovação de trabalho nos últimos 10 anos. Tragam as cartas de referência, contratos de trabalho e contracheques. Veja dicas abaixo.
Essa é uma das decisões mais importantes do seu Plano Canadá. Ela afeta todas as etapas do seu plano. Quando você escolher a sua nova cidade no Canadá, considere fatores como se é uma região urbana ou rural; oportunidades de trabalho; atividades sociais e recreacionais; serviços para recém-chegados; transporte público e mobilidade; temperatura; custo de vida; salário médio; comunidade brasileira; e infraestrutura da cidade. Comece a pesquisar ao máximo sobre essa cidade e a seguir criadores de conteúdo. E, lembre-se, pode ser que quando você chegar aqui, você não goste tanto assim dessa cidade escolhida ainda no Brasil. Esteja aberto para uma mudança de percurso.
Para começar a procurar trabalho em empresas canadenses ainda do Brasil, você deve fazer o seu CV e Cover Letter em inglês. Além disso, aqui, o LinkedIn é muito utilizado pelas empresas, então faça o seu perfil em inglês também. Para mais informações, veja a área de dicas de empregos da comunidade.

Arrumando as malas

Imigrar para o Canadá não é algo barato e, sem dúvidas, requer muito planejamento. Você já fez um plano com um orçamento de todos os gastos possíveis antes de ir para o Canadá e quando chegar aqui? Você já viu qual é o valor mínimo que o governo pede para você comprovar? Tem uma reserva de emergência? Veja a página de dicas de finanças, renda extra e as páginas de salários e custos aqui.

Vim Pro Canadá

A minha dica é que esperem para comprar no Canadá, pois as roupas que aguentam o inverno daqui serão mais baratas do que no Brasil. Porém, dá para comprar as camadas debaixo ainda do Brasil.
Social Insurance Number, ID, Carteira de motorista, Cartão de saúde, Outros.
Estude a possibilidade de abrir uma conta ainda do Brasil

Menu
Vim Pro Canadá

FREE
VIEW