fbpx

Aposentadoria no Canadá

A pensão de aposentadoria do Canada Pension Plan (CPP) é um benefício tributável mensal que substitui parte de sua renda quando você se aposentar. Se você se qualificar, receberá a pensão de aposentadoria CPP para o resto de sua vida. Para se qualificar, você deve:

  • ter pelo menos 60 anos
  • fez pelo menos uma contribuição válida para o CPP

As contribuições válidas podem ser provenientes de um trabalho que você fez no Canadá ou como resultado do recebimento de créditos de um ex-cônjuge ou ex-companheiro no final do relacionamento.

O valor que você recebe a cada mês é baseado em seus ganhos médios ao longo de sua vida profissional, suas contribuições para o CPP e a idade em que você decide iniciar sua pensão de aposentadoria do CPP. Suas contribuições para o CPP são baseadas em seus ganhos.

A idade padrão para iniciar a pensão é de 65 anos. No entanto, você pode começar a recebê-la já aos 60 ou 70 anos.

Se você começar a receber sua pensão mais cedo, o valor mensal que receberá será menor. Se decidir começar mais tarde, você receberá uma quantia mensal maior. Não há benefício em esperar depois dos 70 anos para começar a receber a pensão. A quantia máxima mensal que você pode receber é atingida quando você completa 70 anos.

Para 2019, o valor máximo mensal que você poderia receber como um novo beneficiário a partir da pensão aos 65 anos é $ 1.154,58. O valor médio mensal é de $ 679,16. Sua situação determinará quanto você receberá até o máximo.

Além da pensão de aposentadoria CPP, você também pode se qualificar para outros benefícios CPP listados abaixo. Como com a pensão de aposentadoria CPP, você precisará solicitar esses benefícios.

Se você morou ou trabalhou no Brasil e no Canadá, ou é o sobrevivente de alguém que viveu ou trabalhou no Brasil e no Canadá, você pode ter direito a pensões ou benefícios do Brasil ou Canadá, ou de ambos.

O Acordo de Previdência Social entre o Canadá e o Brasil entrou em vigor em 1º de agosto de 2014.

Benefícios disponíveis

Se você morou no Canadá ou contribuiu para o Plano de Pensão do Canadá e contribuiu para o programa de pensão brasileiro, este acordo pode ajudá-lo a se qualificar para:

  • Benefícios canadenses para idosos e invalidez
  • Benefícios brasileiros para idosos e invalidez

Se você for viúvo, filho ou indivíduo elegível de uma pessoa que contribuiu para os programas de pensão de ambos os países, este acordo pode ajudá-lo a se qualificar para:

  • Benefícios para sobreviventes canadenses
  • Benefícios para sobreviventes brasileiros

Você pode se qualificar para um benefício canadense ou brasileiro, ou ambos. No entanto, de acordo com o Acordo, o benefício pago por cada país será baseado exclusivamente em seus períodos de crédito no programa de pensão daquele país. Em outras palavras, o Canadá pagará um valor de benefício refletindo a parte de seus períodos que são creditáveis ​​no programa de pensão do Canadá, e o Brasil pagará um valor de benefício refletindo a parte de seus períodos a crédito no programa de pensão brasileiro.

Elegibilidade
Benefícios canadenses

Os programas de pensão canadenses inclusos no Acordo são o Canada Pension Plan (CPP) e o programa Old Age Security.

Se você não se qualificar para um benefício do Plano de Pensão do Canadá com base em suas contribuições ao CPP, o Canadá considerará seus períodos creditados no programa de aposentadoria brasileiro como períodos de contribuição ao Plano de Pensão do Canadá para ajudá-lo a cumprir os requisitos de elegibilidade.

Se você não se qualificar para uma pensão de Seguro de Velhice com base em seus anos de residência no Canadá, o Canadá considerará os períodos creditados no programa de pensão brasileiro como períodos de residência no Canadá para ajudá-lo a cumprir os requisitos de elegibilidade.

Benefícios brasileiros

O programa de aposentadoria do Brasil é semelhante ao Plano de Pensão do Canadá e cobre a maioria dos empregados e autônomos no Brasil.

Para se qualificar para um benefício do programa de pensão do Brasil, você normalmente deve ter contribuído para o programa por um número mínimo de anos.

Se você não contribuiu para o programa pelo período mínimo para se qualificar para um benefício de velhice brasileiro, de acordo com o Acordo, o Brasil considerará os períodos de contribuição para o Plano de Pensão do Canadá e os períodos de residência no Canadá após a idade de 18 anos como períodos creditáveis no programa de pensões do Brasil para ajudar a cumprir os requisitos de elegibilidade. Para determinar a elegibilidade para benefícios de invalidez brasileiro, o Brasil irá considerar os períodos de contribuição ao Plano de Pensão do Canadá como períodos creditáveis ​​no programa de seguridade social brasileiro. Para determinar a elegibilidade para benefícios de sobrevivência no Brasil, os períodos de contribuição do falecido para o Plano de Pensão do Canadá serão considerados como períodos de crédito no programa de seguridade social brasileiro.

Para saber mais, clique aqui.

Fonte: Canada.ca

Conteúdo exclusivo para membros da nossa plataforma gratuita.

Se você já é membro ou ainda precisa se registrar na plataforma, clique aqui.

Vim Pro Canadá

FREE
VIEW