fbpx

Alugar imóvel no Canadá

Nessa página, detalhamos o que você precisa saber sobre alugar imóvel no Canadá.

Apartamento

Normalmente, fechamos um contrato (lease) de um ano junto a administradora de imóveis. Esse contrato anual pode se tornar mensal (month-to-month basis) após esse primeiro ano.

Os apartamentos, geralmente, podem incluir aparelhos básicos como geladeira e fogão. Algumas unidades também incluem microondas, lava-louças e máquina de lavar roupa e de secar. Os locatários (landlords) são responsáveis ​​pela manutenção geral de seus apartamentos. Os apartamentos podem ou não incluir espaço ao ar livre na forma de varanda ou terraço.

Os apartamentos podem ser de um, dois, três ou mais quartos, mas também podem ser quitinetes, conhecidas como bachelor. 

 

Casa

Os aluguéis de casas incluem casas geminadas, duplexes, ou individuais. Um apartamento no subsolo (basement) de uma casa é geralmente considerado um apartamento. O aluguel de casas oferece mais espaço do que a maioria dos apartamentos e tem a vantagem de ter acesso a alguns espaços externos, incluindo pátios, gramados, jardim e estacionamento.

 

Condos

Condominiums ou “condos”, são como prédios de apartamentos, mas com uma estrutura de propriedade diferente. Os residentes podem possuir ou alugar unidades, enquanto a administradora do condomínio mantem os elementos comuns do edifício (como corredores e saguões) e exteriores. Os condomínios costumam oferecer amenidades comuns, como academias de ginástica, salões de festas e até piscinas. Condomínios mais sofisticados podem oferecer serviços de concierge. Se você é um locatário, essas comodidades estão incluídas no seu aluguel mensal. Os proprietários pagarão uma taxa mensal de condomínio para manter as comodidades comuns e cobrir a manutenção e reparos do prédio. Os condomínios estão disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos, de pequenas unidades de solteiro a apartamentos de dois e três quartos.

 

Quartos

Um quarto alugado é um espaço na casa de outra pessoa que você paga uma taxa mensal para morar. Alguns desses quartos tem banheiro individual, ou você pode dividí-lo com os outros moradores da casa assim como a cozinha e sala.

Localização: está próximo da univerdade/college ou do seu trabalho? O bairro tem boas escolas para os seus filhos? Há opções de lazer? 

Preço acessível para a sua realidade atual: considere quanto você vai pagar por mês e ainda que ainda sobre para suas outras contas (seguro de propriedade, cabo, serviço de telefone, conexão com a Internet, estacionamento, etc.)?

Transporte público e estacionamento: se você tiver um carro, qual a acessibilidade do estacionamento? É fácil estacionar na rua se você não tiver estacionamento no prédio? Se você não tem carro, é fácil fazer compras no mercado, ir no banco e correio andando? Você tem acesso a transporte público para se locomover pela cidade?

Segurança: Há muitas invasões ou crimes na área que você está considerando viver? É um local seguro? Por exemplo, há bairros em todas as cidades que não são considerados tão seguros. Normalmente, os preços nesses bairros são bem melhores, mas vale a pena?

1.  Pesquise você mesmo online e offline: você pode explorar sites como Reltals.ca, Craigslist, e Kijiji. Se você já sabe a região que irá morar, pode procurar diretamente nas administradoras de condomínio da região, ou pode usar o Google Street e buscar a placa da administradora do prédio na frente dele (todos os prédios têm placa de aluguel na frente) 

Dica: se um local parece bom demais para ser verdade, provavelmente é um golpe. Não faça nenhum pagamento até verificar o local pessoalmente e assinar a papelada apropriada. 

2. Contrate um corretor de imóveis / agente imobiliário: existem muitos corretores de imóveis, empresas especializadas em buscar imóveis e agências imobiliárias que podem ajudá-lo a encontrar um lugar.

Pergunte ao seu landlord como são as seguintes funcionalidades no seu prédio/casa:

  • Lavanderia
  • Correio
  • Lixo e reciclagem
  • Estacionamento para inquilinos e visitantes
  • Uso do interfone

Normalmente você tem que pagar o aluguel no primeiro dia de cada mês.

Você pode pagar seu aluguel: 

  • em dinheiro
  • com cheques pré-datados

 

Certifique-se de pedir um recibo ao seu landlord e guarde-o como comprovante de pagamento.

Em alguns lugares, seu aluguel pode incluir alguns serviços como aquecedor e água, mas é comum que o inquilino pague por fora pela eletricidade, internet e seguros.

Na maioria dos lugares, o proprietário deve avisá-lo com 90 dias de antecedência antes de aumentar o aluguel.

Normalmente, os proprietários podem aumentar seu aluguel apenas uma vez por ano. Veja as regras de aumento do aluguel diretamente no site da cidade que você está morando/mora.

Para ver a média de custo com aluguel por província, clique aqui.

Planeja fazer uma visita exploratória? Clique aqui.

Clique aqui se está mudando de uma província para outra.

Fonte: Canada.ca

Dúvidas?

Escreva aqui nos comentários.

Todos os comentários devem seguir estas regras. Caso contrário, o comentário poderá ser removido e você poderá ser banido da comunidade.

  1. Não divulgue produtos ou serviços sem a autorização dos administradores – você poderá ser banido da plataforma e a mensagem será excluída.
  2. Não poste mensagens com conteúdo de brincadeira, piadas, racismo, pornografia, ou ativismo político;
  3. Antes de postar, releia e analise se o conteúdo não ofende algum dos membros do grupo.
  4. Leve em conta a lei que regula os direitos autorais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vim Pro Canadá

FREE
VIEW